Regulamento


 PRÊMIO SER HUMANO "BENEDITO NUNES"  EDIÇÃO 2014 – ANO VII 

1.    DA INSTITUIÇÃO E  DO PRÊMIO:

A ABRH-PA- Associação Brasileira de Recursos Humanos Pará, integrante do Sistema Nacional ABRH, configura-se como uma instituição não-governamental, ética e sem fins lucrativos, que dissemina conhecimentos relacionados ao desenvolvimento de pessoas e organizações.

Por reconhecer que uma das formas da empresa tornar-se competitiva é por meio das pessoas, a ABRH-PA,  instituiu o Prêmio Ser Humano, na busca de premiar práticas que apresentem contribuições relevantes para a área de recursos humanos.

O Prêmio Ser Humano é uma iniciativa da ABRH-PA, alinhada com a ABRH- Nacional, que homenageia Benedito Nunes por reconhecimento às suas obras que muito orgulha o Pará.

O Prêmio Ser Humano- “Benedito Nunes” busca reconhecer as práticas de sucesso realizadas nos eixos temáticos de Gestão de Pessoas e Responsabilidade Socioambiental nas empresas do setor público ou privado.

A premiação consiste na entrega de troféu e certificado, bem como, visibilidade na mídia.

A entrega dos prêmios será realizada durante a programação do XI Congresso de Gestão de Pessoas do Pará – Hotel Hilton Belém.

2.   DO OBJETIVO:

O Prêmio Ser Humano 2014- “Benedito Nunes”, tem por objetivo estimular e reconhecer as organizações, os profissionais e estudantes que realizaram contribuições relevantes na área do conhecimento e do desenvolvimento humano.

3.   DA PARTICIPAÇÃO:

Estão aptos a participar quaisquer órgãos públicos, empresas privadas ou sem fins lucrativos, profissionais liberais ou estudantes, desde que possuam um projeto implantado, trabalho publicado ou case, nos eixos temáticos: Gestão de Pessoas ou Responsabilidade Social.

No caso dos estudantes, deverão estar matriculados em cursos de graduação (bacharelado, licenciatura ou tecnológico) ou de pós-graduação (especialização, mestrado, doutorado ou pós-doutorado) em Instituições de Ensino Superior localizadas no Estado do Pará.

Grupos empresariais poderão inscrever apenas uma empresa representante.

Práticas já inscritas em versões anteriores do Prêmio Ser Humano “Benedito Nunes”  não poderão ser inscritas novamente. 

4.   EIXOS TEMÁTICOS:

4.1  GESTÃO DE PESSOAS:

Considera-se temática de Gestão com Pessoas para efeito desse concurso, uma prática diferenciada e inovadora relacionada aos seguintes temas: liderança, clima organizacional, treinamento e desenvolvimento, recrutamento e seleção, relações trabalhistas, relações sindicais, administração de cargos, remuneração, gestão de desempenho, gestão por competências ou outro processo focado na gestão com pessoas.

4.2 RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL:

Considera-se temática de Responsabilidade Socioambiental  para efeito desse concurso, uma prática diferenciada e inovadora relacionada aos seguintes temas: Arranjos Produtivos, Educação, Informação e Comunicação Socioambiental, Emissões, Energia, Ferramentas e Políticas de Gestão, Manejo e Reflorestamento, Pesquisa e Desenvolvimento de Novos Produtos, Proteção e Conservação,  Resíduos e Recursos Hídricos e Efluentes.

5.   DAS CATEGORIAS:

5.1 Empresarial:

Premia projetos implantados referentes aos eixos temáticos, que tenham sido desenvolvidos por equipes no âmbito organizacional, seja esta de qualquer ramo de atividade.

5.2 Profissional:

Premia trabalhos de caráter técnico ou organizacional, relacionados com projetos implantados pelo profissional de qualquer área, versando sobre os eixos temáticos.

5.3 Acadêmico:

Trabalhos acadêmicos e científicos resultantes de pesquisas de campo, apresentados por pessoas físicas vinculadas às Instituições de Ensino Superior (IES) localizadas no Estado do Pará.



6.   DAS INSCRIÇÕES:

6.1.  As inscrições serão gratuitas.

6.2.  Todo participante poderá  inscrever um ou  mais trabalhos, ficando sujeito as cláusulas deste regulamento.

6.3.      O participante não precisa ser associado ao Sistema Nacional ABRH.

6.4.      Os integrantes da atual diretoria da ABRH-PA não poderão participar do Premio Ser Humano.

6.5.      As inscrições iniciam-se em 11.08.2014 e termina em 10.10.2014.

5.6.       As inscrições deverão ser realizadas através do preenchimento da ficha de inscrição e enviada para o e-mail premioserhumano2014@gmail.com.

     Acesse aqui a FICHA DE INSCRIÇÃO

7.   DAS ENTREGAS DOS TRABALHOS:

7.1.      O período de entrega dos trabalhos será de 11.08.14 a 17.10.14.  Os trabalhos poderão ser encaminhados para o e-mail:  premioserhumano2014@gmail.com, identificando em qual dos eixos temáticos será realizada a inscrição.  Não serão aceitos trabalhos para avaliação que não vierem enviados por e-mail.

8.   DOS TRABALHOS:

8.1.      Os trabalhos deverão constituir real contribuição teórica ou prática ao avanço técnico ou operacional à gestão de pessoas, sendo compatíveis com o objetivo do PREMIO SER HUMANO “BENEDITO NUNES” 2014.

8.2.    Os trabalhos independente do eixo temático escolhido, poderão ser individuais ou em co-autoria, porém será entregue apenas 01 premiação.

8.3. Os trabalhos que concorrerem ao PRÊMIO SER HUMANO “BENEDITO NUNES” 2014, deverão ser apresentados conforme mencionado abaixo:

8.3.1.    Resumo inicial: visão geral do trabalho - 1 página.

8.3.2.    Introdução:  identificação do porque do trabalho/case, contexto em que foi desenvolvido, principais premissas em que se baseia, linhas de pesquisa, metodologia adotada e conclusões preliminares – até 3 páginas.

8.3.3.    Corpo do trabalho: desenvolvimento da proposta e das soluções- até 15 páginas.

     8.3.4.    Resultados alcançados/conclusão: resultados quantitativos e/ou qualitativos, obtidos e demais comentários de encerramento – até 4 páginas.
8.3.5.    Bibliografia (se houver) – até 2 páginas.

8.3.6.    Anexos (se houver) – até 3 páginas.

8.3.7.    Formatação: Arquivo PDF ;Margens:  3cm; Fonte: Arial; Tamanho da fonte: 12 Espaçamento simples (entre caracteres, palavras e linhas).

     8.4. Os candidatos que enviarem seu material fora das especificações citadas acima serão automaticamente desclassificados. Chama-se atenção para o número máximo de páginas em cada parte da formatação. 

9.   DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO, JULGAMENTO E DECISÃO:

      9.1. Deixa-se claro aos   candidatos   e     aos    membros    da   Comissão Julgadora  que   o    objeto     de      julgamento     será o case ou trabalho na   forma    em   que for apresentado   e    não    será    objeto   de  julgamento a pessoa ou a organização que o apresenta.

      9.2.  Etapas do processo:

      9.2.1. Inscrição no processo através de preenchimento de formulário próprio;

      9.2.2. Envio do cases/trabalhos acadêmicos deverão estar em conformidade com o item 8.3.  no ato do recebimento, a ABRH-PA  emitirá uma  confirmação,  o  que  não   valerá como comprovante de inscrição.  A inscrição  será  confirmada  posteriormente  após   a análise  de  que  a    documentação    apresentada   atende ao disposto nos itens acima mencionados;

      9.2.3.  Análise dos cases/trabalhos pela  Comissão Julgadora:

      9.2.3.1. A Comissão Julgadora será formada  por  membros designados pela ABRH;

      9.2.3.2. A Comissão Julgadora é soberana em sua avaliação, não cabendo recurso das decisões que proferir;
      9.2.3.3. A composição da Comissão Julgadora será divulgada na ocasião de entrega da Premiação;

      9.2.3.4. A Comissão  Julgadora  fará  a  avaliação  dos  trabalhos   e/ou  cases, desde o recebimento dos mesmos e as avaliações ficarão sob guarda da ABRH-PA.

      9.3.      Os fatores de avaliação analisados pela Comissão Julgadora são: Apresentação, Atualidade do Tema, Grau de Inovação, Qualidade do Conteúdo e Aplicabilidade.  

      9.3.1 APRESENTAÇÃO: Leva em conta os aspectos de estruturação geral do trabalho, ordenação e clareza do texto.

      9.3.2 ATUALIDADE DO TEMA: Leva  em conta se o case/trabalho está condizente com o estágio de evolução ou realidade atual do mundo das organizações, e do ambiente social e econômico em que estão inseridas. Considera-se uma prática que mesmo surgida há mais tempo, continua viva e aplicada nas organizações.

9.3.3 GRAU DE INOVAÇÃO: Considera especialmente a inovação por meio de diferentes/inéditas e bem sucedidas maneiras de aplicar um conceito ou prática de gestão em um dos eixos temáticos escolhidos (Responsabilidade Social ou Gestão de Pessoas), com aplicação simples ou combinada de conceitos, técnicas e estratégias de implementação de projetos, planos e programas.

9.3.4 QUALIDADE DO CONTEÚDO: Considera essencialmente a propriedade, a consistência, a abrangência e a suficiência do case/trabalho. Boa combinação de conceitos e argumentos que contribuem para tornar as ideias claras e assimiláveis. No caso dos trabalhos acadêmicos, a qualidade técnica e cientifica no campo da pesquisa em um dos eixos escolhidos.

9.3.5 APLICABILIDADE: este fator leva em conta a maior possibilidade ou viabilidade de agregar valores ao negócio da empresa e contribuir para a solução de problemas complexos ou melhoria de resultados em outras organizações, relativamente à administração de planos e sistemas em gestão de pessoas.

9.4. A composição da Comissão Julgadora será divulgada na ocasião de entrega da premiação.

      9.5. A Comissão Julgadora fará a avaliação dos trabalhos e/ou cases, desde o recebimento dos mesmos e as avaliações ficarão sob guarda da ABRH-PA.

      9.6.  A ABRH-PA fará a divulgação oficial dos CLASSIFICADOS para a premiação até o dia 31 de outubro de 2014, por e-mail e divulgando no portal da ABRH-PA www.abrh-pa.com.br. Serão considerados classificados os trabalhos e/ou cases que atingirem o maior percentual próximo a nota mínima prevista – 80 pontos. Os vencedores somente serão conhecidos na cerimônia de entrega da premiação.

10.   DA PREMIAÇÃO:

      10.1. Serão premiados os trabalhos que atingirem a nota máxima prevista.  Os trabalhos não classificados, não serão divulgados. 

      10.2.  O anúncio oficial dos vencedores em cada eixo temático, somente será feito na cerimônia de entrega da premiação.

      10.3. Serão premiados a trabalho em cada categoria (Empresarial, Profissional e Acadêmico) de acordo com os eixos temáticos escolhidos.

      10.4.  Os vencedores receberão:

·         Troféu e Certificado de Premiação;

·         Sinopse dos case/trabalho divulgados no portal da ABRH-PA;

·         Entrevista com o vencedor do case/trabalho no Jornal O Liberal, e em outros meios e nas mídias sociais da ABRH-PA;

·         A ABRH-PA poderá convidar os autores para exibir, divulgar e debater os cases/trabalhos em Instituições de Ensino Superior e/ou qualquer outro evento promovido pela ABRH-PA e que tenha relação com os eixos temáticos abordados;

·         Inscrição do case/trabalho no Prêmio Ser Humano “Oswaldo Checcia” da           ABRH- Nacional como representante da seccional ABRH-PA;

·         Convite cortesia para participação no XII Congresso de Gestão de Pessoas da ABRH-PA;

·         Essa forma de divulgação dos cases ou dos trabalhos vencedores representam a contribuição da ABRH-PA para que as práticas e os conteúdos dos trabalhos sejam discutidos pala sociedade e sirvam para o aprimoramento das práticas em gestão.

      10.5.  Os demais cases e trabalhos classificados em cada eixo temático e categoria receberão um Certificado de Finalista do Premio Ser Humano “Benedito Nunes” da ABRH-PA.

11.   DA DIVULGAÇÃO:

      11.1. A ABRH-PA utilizará seus canais de comunicação para divulgação dos critérios do premio de modo a estimular a participação.

      11.2. Através da inscrição no premio, os autores dos trabalhos premiados desde logo autorizam a ABRH-PA a divulgar a sua imagem, bem como exibir e debater o trabalho em Instituições de Ensino Superior, Congresso ou qualquer outro evento promovido pela ABRH-PA, renunciando expressamente qualquer tipo de indenização e remuneração.

12 .CRONOGRAMA DO LANÇAMENTO À PREMIAÇÃO:


13. COMISSÃO ORGANIZADORA:

·         Diretoria Educação
·         Diretoria Socioambiental e Sustentabilidade 

14. DISPOSIÇÕES FINAIS:

      14.1.    Questões não previstas neste regulamento serão resolvidas pela Diretoria Executiva da ABRH-PA.

15. CONTATOS

      e-mail: premioserhumano2014@gmail.com
      Telefone: (91) 3246-7800
      Sandra Barbosa
      Selma Eduarda Neto
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário